[17]

  urbBA

A exposição Vazios Construídos é fruto de um projeto de pesquisa intitulado “Reciclagem de vazios construídos em áreas urbanas centrais”, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura da UFBA e construído numa interação universidade - movimentos sociais - comunidade, com apoio do Programa Ciência sem Fronteiras/CAPES/ Ministério de Educação.

 

O projeto problematiza a existência de uma grande concentração de estruturas tornadas obsoletas, em situação precária ou sem uso, na zona costeira frente à Baía de Todos os Santos, antigo centro tradicional, comercial e industrial de Salvador, que se estende ao longo da Cidade Baixa, desde o Comércio até Plataforma. 

 

Reconhecendo a necessidade de redinamização socialmente justa da cidade e o direito à moradia no centro, a exposição clama pela implementação dos princípios construídos arduamente pelos movimentos sociais no Brasil, como a função social da cidade; a função social da propriedade imobiliária urbana; o direito à cidade sustentável; a equidade social; a gestão democrática da cidade; bem como o incentivo à utilização de imóveis vazios e subutilizados para programas habitacionais de interesse social. 

 

Para tanto, apresentam-se aqui estratégias de intervenção em vazios, considerando-os como preexistências não apenas físicas, mas necessariamente vinculados ao contexto socioambiental onde estão inseridos, em diversas escalas. Ressalta-se, em particular, a experiência de construção coletiva de um projeto de equipamento de uso comunitário como possibilidade de reciclagem de interesse social da ruína da antiga Fábrica Toster e seu entorno, em Lobato, desenvolvida durante quase dois anos, em trabalho conjunto com o Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB) e os moradores da ocupação.

 

Diversas referências nacionais e internacionais de reciclagem de vazios, caracterizados por se definirem como de interesse social, com processos participativos e gestões democráticas, estão também aqui presentes.

Período: de quarta-feira 08/11/2017 a domingo 17/12/2017

Local: Espaço Jequitaia (Mapa do Portão de Acesso)

Endereço: Avenida Eng. Oscar Pontes (Google Maps) (

 

EXPOSIÇÃO VAZIOS CONSTRUÍDOS

8 de novembro a 17 de dezembro 2017